Decoração de interiores para 2021: 10 tendências a não perder

 

De vez em quando, sentimos a necessidade de renovar a decoração de nossa casa e a chegada de um ano novo, ou de uma nova estação, costumam ser a desculpa perfeita para o fazer. Neste artigo, partilhamos algumas dicas para inovar a sua decoração de interiores em 2021. 

Esperamos que consiga retirar alguma inspiração!

Misturar cores fortes com cores neutras

Apesar de os tons neutros como brancos e beges serem os mais usados nas decorações de interiores, principalmente nas salas de estar e quartos, a verdade é que chegou uma tendência que promete dar mais vida às suas divisões. Agora, cores fortes como amarelos, verdes e laranjas são os tons de eleição para trazer um toque de vida a decorações mais monótonas.

Para começar, pode optar por almofadas coloridas e com padrões divertidos. Estes pequenos detalhes fazem a diferença no conjunto total. Além disso, uma ótima forma para apostar em cores vivas é através de quadros. Se quiser arriscar e optar por algo ainda mais notório, pode pintar uma parede de uma divisão à sua escolha com tonalidades mais fortes.

Apostar na madeira

Os tons rústicos voltaram para marcar presença... e de que forma! Basta pesquisar no Pinterest ou Google pelos termos “decoração de interiores” e verá de imediato que os resultados mais comuns envolvem divisões com uma forte presença de elementos de madeira. 

Normalmente, cores que condizem muito bem com o look de madeira são o laranja, verde e vermelho, por exemplo. Este tipo de decoração é ótimo para criar uma sensação de aconchego e conforto.

Decoração vintage

Apesar de não ser apenas uma tendência de 2021, a sua popularidade vai passando de estação em estação. A decoração vintage é cada vez mais usada, pois permite incluir elementos mais antigos e únicos, e combiná-los com peças mais modernas e comuns na atualidade.  

Para um leve toque de vintage, pode optar por tecidos com um look mais antigo, como padrões de rosas que remontam aos anos 80. Pode ainda recorrer a peças “statement” como uma poltrona antiga, que se destaca da restante decoração, pela sua beleza e aparência diferente do que é agora usado. Tente encontrar um equilíbrio entre elementos vintage e outros mais modernos para um contraste eficaz.

Peças de decoração não relacionadas

Quando compramos uma cama nova, tendemos a investir também em uma ou duas mesas de cabeceira que, normalmente, são iguais entre si e apresentam os mesmos tons/texturas/padrões que a cama. Para se atualizar quanto às tendências de decoração de interiores para 2021, aconselhamos deixar este hábito de lado.

Atualmente, as pessoas estão a começar a arriscar mais e a divertirem-se com a sua mobília, sendo frequente comprarem elementos que normalmente não colocariam lado a lado. Experimente aderir a esta tendência e sempre que comprar um novo conjunto de mobília, sejam mesas e cadeiras ou camas e mesas de cabeceira, invista em peças que diferem entre si. Verá que a decoração do seu espaço será mais memorável e original.

Portas deslizantes

As portas deslizantes estão a ganhar cada vez mais popularidade, não só pela sua aparência estética, como também pela conveniência que fornecem. Estas portas podem ajudá-lo a aproveitar melhor o seu espaço e constituem uma forma criativa de conectar diferentes divisões. Assim, se quiser elementos diferenciadores para a sua casa, apostar em portas deslizantes pode ser uma solução agradável.

Planos abertos

Os planos abertos também não são novidade para 2021, mas continuam a ser relevantes e úteis para quem pretende dar um novo look à sua casa. Os planos abertos são uma estratégia moderna para acabar com as divisões entre os espaços, proporcionando assim um maior envolvimento social e coesão decorativa.

Existem inúmeras inspirações para planos abertos um pouco por toda a Internet, portanto prepare-se para ficar deliciado com tanta variedade de opções.

Papel de parede chamativo

No que toca ao papel de parede, as pessoas tendem a jogar pelo seguro, tal como a maioria faz com a restante decoração de sua casa. No entanto, uma das grandes tendências da decoração de interiores para 2021 é o papel de parede chamativo. Por outras palavras, aquele que não passa despercebido devido às suas cores vibrantes ou figuras fora do comum.

Como já mencionado, a aposta em cores vivas e vibrantes veio para ficar, portanto aproveite esta tendência para investir num papel de parede que possa genuinamente transformar a identidade de um espaço.

Cozinhas em tons de verde

No que toca às cozinhas, existe agora uma tendência que veio diversificar a forma como olhamos para esta divisão. Para muitos, a cozinha não é um local onde se passe muito tempo, não sendo por isso tão bem aproveitado em termos decorativos.

No entanto, tal pode mudar em 2021, já que as tendências de decoração para este ano investem significativamente nas cozinhas. Agora, tons de verde escuro nas mobílias e ornamentos da cozinha são os mais comuns e procurados pelos mais atentos às modas. Não fique indiferente e torne a sua cozinha num espaço mais cuidado e nutrido com estas novas ideias decorativas.

Estilo industrial

O estilo de decoração industrial normalmente envolve tetos altos, paredes expostas a granito e elementos metálicos e de madeira. Quanto às cores, costumam prevalecer aqui tons mais escuros como pretos e cinzentos, contudo há quem goste de contrastá-los com cores mais neutras.

Este tipo de estilo decorativo é apropriado para a sua casa ou para um local de trabalho, por exemplo. Esta tendência não agrada a todas as pessoas, mas se gostar deste estilo mais industrial, porque não investir nele para inovar os seus espaços?

Padrões arrojados

Outra tendência em crescimento são os padrões arrojados, ou seja, aqueles que incorporam figuras fora do comum como destaque. Por exemplo, num ambiente com tons mais neutros e uma decoração mais monótona, poderia encontrar padrões diferentes como de animais, estrelas ou desenhos animados – a criatividade vai até onde você estabelecer o limite. 

Certifique-se apenas de que os tons combinam com os restantes presentes no espaço, para que a decoração não sofra ruído nem fique demasiado caótica.

Assim, conclui-se que as tendências de decoração de interiores para 2021 apostam na irreverência, desde padrões incomuns a cores fortes, por exemplo, incentivando as pessoas a brincarem com os elementos decorativos e a não levarem tudo demasiado a sério. Esperamos que tenha tirado alguma inspiração deste artigo.

 

Artigo por: Catarina Fonseca