Ideias de decoração de interiores para salas: Dê um novo look à sua casa

Ideias de decoração de interiores para salas

 

Deixe-nos adivinhar: está a experienciar um momento de criatividade e imaginação que a motiva a transformar a sua sala? De repente, os móveis e decorações que uma vez fizeram sentido são agora vistos como meros elementos que só ocupam espaço e dão dores de cabeça? E se lhe disséssemos que podemos ajudá-lo a transformar a sua sala, reunindo funcionalidade e elegância num só espaço?

Neste artigo, iremos partilhar algumas dicas para ajudá-lo a levar a decoração de interiores da sua sala ao próximo nível. 

Decoração de interiores para salas: 15 dicas a considerar

1. Escolha uma cor para basear a sua decoração

Seja através de móveis, ou de uma parede, escolha uma cor chave que defina o espaço. Por exemplo, se possuir umas cadeiras de mesa azuis, poderá incorporar umas almofadas ou pequenos jarros da mesma cor. Desta forma, cria um espaço harmonioso e em sintonia. 

2. Separe a sala por ambientes

Esta dica funciona melhor para quem tem salas com áreas maiores, mas qualquer espaço pode incorporar esta ideia, que consiste em posicionar os móveis como forma de separar a sala em diferentes espaços. Por exemplo, um grande elemento como o sofá pode ser usado como uma separação entre a zona de lazer e a zona de refeições. Além disso, o posicionamento de uma poltrona junto de uma pequena mesa de apoio ao lado da janela pode proporcionar um espaço mais isolado e convidativo para ler um livro. 

3. Defina a função da sua sala de estar

A decoração de interiores para salas, ou para qualquer espaço, deve ter em conta a função da área em questão. Pretende fazer da sua sala um espaço amplo e acolhedor para receber muitas pessoas ou quer algo mais pequeno e resguardado porque vive sozinho e não recebe muitas visitas? Tem de pensar nestas questões antes de avançar com o processo de decoração. 

4. Inclua quadros de tamanhos diferentes

Os quadros são dos elementos mais importantes na decoração de interiores de uma sala de estar, pois não só atribuem personalidade como, em muitos casos, alguma cor ao espaço. Ao escolher quadros de diferentes tamanhos, estará a dar um ar mais moderno e contemporâneo à sua sala, por isso não tenha medo em apostar nestas decorações. 

5. Faça uso dos espelhos

Uma dica básica para a decoração de interiores de qualquer espaço consiste na inclusão de espelhos, que permitem atribuir uma sensação de amplitude e abertura. Além de ajudar a sua sala a parecer maior, os espelhos são também um ótimo elemento decorativo. 

6. Escolha um bom tapete

Os tapetes podem fazer toda a diferença na sua sala de estar. É importante escolher padrões ou cores que vão de encontro ao ambiente de todo o espaço. Por outro lado, o tapete pode mesmo ser o elemento chave de toda a sua decoração, podendo basear todos os restantes elementos da sua sala nas cores ou padrões do tapete em questão.

7. Não se esqueça de deixar espaço para circulação

Principalmente se se tratar de um espaço pequeno, tenha cuidado com o posicionamento dos seus móveis, pois certamente não quer ter problemas de circulação na sua própria sala. Por exemplo, não coloque as cadeiras da mesa de refeições demasiado perto da parede, ao ponto de impedir ou dificultar que as pessoas consigam mover-se.

8. Recicle os móveis já existentes

Remodelar um espaço não significa deitar fora móveis, ou decorações das quais já não gosta. Seja criativo e pense de que forma poderá aproveitar os bens que já possui. Por exemplo, existem inúmeros exemplos de móveis que podem ser transformados, mudando a sua cor ou material, e que por si só mudam completamente o ambiente envolvente. A melhor parte desta ideia é que frequentemente acaba por poupar dinheiro ao restaurar um móvel em vez de comprar um novo.

9. Não exagere na decoração

Quando remodelamos um espaço, tendemos a deixar que o entusiasmo leve a melhor de nós, o que muitas vezes resulta em compras impulsivas de objetos que não são assim tão apropriados, ou funcionais, para o espaço em questão. Deste modo, recomendamos apostar numa decoração de interiores mais simples, que não caia em exageros. Certifique-se de que compra os elementos essenciais para a sua sala de estar, como sofás, mesas e cadeiras, ou tapetes, e depois veja quais os elementos que pode comprar para complementar o espaço. 

10. Pense na iluminação

Uma parte fundamental da decoração de interiores para salas é a iluminação. Faça uso dos candeeiros de teto ou de apoio para criar várias fontes de luz indireta na sua sala. O cuidado com a iluminação é especialmente importante em espaços pequenos. 

11. Inclua plantas e flores

Pode incluir pequenos ou grandes vasos de plantas em cantos estratégicos da sua sala, ou optar por jarros de flores em cima de mesas ou prateleiras. Verá que estes pequenos elementos atribuem cor e personalidade à sua sala. 

12. Não se esqueça da funcionalidade

Combinar estética com funcionalidade é um dos grandes desafios da decoração de interiores para salas, que são normalmente espaços maiores e que permitem a inclusão de elementos muitas vezes desnecessários. Antes de comprar novas decorações, móveis ou objetos para a sua sala de estar, pense na funcionalidade dos mesmos. É verdade que nem tudo tem de servir um propósito, mas principalmente no que toca a móveis grandes, tenha cuidado com o posicionamento deles para prevenir uma má funcionalidade do espaço.

13. Escolha e posicione bem o sofá

Podemos afirmar que o sofá é possivelmente o elemento mais importante de qualquer sala de estar. Afinal, trata-se muitas vezes da peça central que influencia o posicionamento dos restantes móveis e decorações. Assim, certifique-se de que compra um sofá alinhado com o estilo da sua sala, mas que também o coloca de maneira estratégica, para que possa funcionar em sintonia com a disposição restante do espaço.

14. Utilize um papel de parede apropriado

Para dar alguma vida à sua sala de estar, já pensou em forrar uma das paredes com papel decorativo? Pense nas inúmeras possibilidades a sua dispor: pode escolher uma cor determinante capaz de influenciar a decoração de todo o espaço e optar por padrões criativos que atribuam à sua sala um ambiente moderno e original. 

15. Saiba como pendurar as suas cortinas

Uma dica importante para utilizar as cortinas de melhor forma é pendurando-as acima do limite da janela, quase a tocar no teto. Assim, ao esconder o trilho da cortina, conseguirá transmitir uma sensação de leveza e tranquilidade. Tenha apenas cuidado com a cor que escolhe. As cortinas são elementos vistosos na decoração de interiores da sua sala, portanto não opte por cores demasiado chamativas ou distrativas. Proporcione um ambiente de harmonia através de brancos ou beges, por exemplo.

Agora que já conhece estas 15 dicas, pode finalmente começar a decorar o seu espaço de forma adequada.

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos