Ideias de decoração de interiores para quartos: Dê um novo visual ao seu espaço

Decoração de Interiores para Quarto

O seu quarto deve proporcionar um ambiente quente, aconchegante e convidativo... exatamente tudo o que precisa após um longo e cansativo dia de trabalho. A decoração apropriada deste espaço é a chave para encontrar este tipo de ambiente tão apelativo. 

Neste artigo, partilhamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher a melhor decoração de interiores para o seu quarto.  

Decoração de interiores para quartos: Dicas que fazem a diferença

Pense no tipo de ambiente que pretende criar

Quando chega ao seu quarto, quais são as sensações que pretende sentir? Calma, tranquilidade e descontração? Se sim, pense em tons que proporcionem tais sensações, como beges e brancos. Se, por outro lado, quiser que o seu quarto represente a sua personalidade, pode optar por cores que vão de encontro a essa ideia. Por exemplo, pessoas naturalmente relaxadas e apaixonadas pelo mar, tendem a escolher tons de azul para incorporar na sua decoração.

Pense numa paleta de cores

Normalmente, as pessoas tendem a escolher cores leves e não demasiado chamativas para não correrem o risco de se cansarem delas. No entanto, a decoração de um quarto é um processo bastante pessoal, variando consoante as preferências de cada um, portanto se quiser escolher cores como o vermelho ou amarelo, pode fazê-lo, mas é importante saber que o mais provável é cansar-se e querer mudar radicalmente de tons.

É importante escolher uma paleta de cores, por exemplo, bege, rosa claro e branco, e a partir daí, optar pelos móveis e decorações que mais se adequem e respeitem os tons em questão. O objetivo é criar um ambiente harmonioso, que não só reflita a sua personalidade, como também proporcione as sensações que pretende.  

Escolha a cama mais apropriada

A cama é o elemento central de qualquer quarto, portanto a escolha deste tipo de mobiliário deve ser bem pensada. Apesar de todos preferirmos uma cama de casal grande e aconchegante, a verdade é que esta nem sempre é a melhor opção. Por exemplo, se tiver um quarto mais pequeno, recomenda-se camas e cabeceiras também menos espaçosas. No entanto, em quartos maiores, poderá optar por camas e cabeceiras mais altas e extensas. 

Contudo, é importante ter em conta que, no caso do quarto de casal, terá de escolher uma cama que proporcione espaço para ambas as pessoas. Assim, se estiver perante uma área pequena, terá de fazer o melhor uso possível do espaço disponível para possuir uma cama que satisfaça as necessidades de ambos, mas também espaço suficiente para circular e não sobrecarregar a área em questão. 

Crie um ambiente aconchegante

Independentemente das preferências de cada um, a verdade é que todas as pessoas querem um quarto acolhedor, que transmita sensações de relaxamento e tranquilidade. Portanto, é importante escolher elementos que tornem tudo isso possível. Por exemplo, as mantas são úteis não só para aquecer, mas também para proporcionar um ambiente convidativo e aconchegante no seu quarto. Se pretende alcançar este efeito de outras maneiras, opte também por um leque de almofadas confortáveis. Além disso, não se esqueça de incorporar cores quentes no seu quarto. Verá que ao juntar todos estes elementos terá um quarto como sempre quis: elegante, confortável e aconchegante. 

Escolha uma boa mesa de cabeceira

Este é possivelmente um dos móveis mais utilizados nos nossos quartos. Na decoração de interiores de qualquer quarto, verá pelo menos uma mesa de cabeceira junto à cama, seja por razões meramente decorativas ou, por outro lado, funcionais. Sempre que acordamos, a primeira coisa que a maioria de nós faz é ligar a luz do candeeiro ou pegar no telemóvel – ambos os objetos encontram-se normalmente nas mesas de cabeceira. Assim, para propósitos de funcionalidade, é importante escolher a altura apropriada de cada mesa. Além disso, se pretende obter mais espaço para guardar roupa ou arrumações, pode optar por uma mesa de cabeceira com gavetas. 

Procure roupeiros funcionais

Os roupeiros são os móveis que mais espaço ocupam na maioria dos quartos. Para tirar o melhor proveito deles e encaixá-los eficazmente no seu quarto, opte por armários embutidos ou portas deslizantes, pois assim consegue poupar algum espaço. Além disso, se estivermos a falar de um quarto de casal, vale a pena saber que há roupeiros que oferecem várias gavetas, portanto opte por um móvel desse género para obter mais opções de arrumação para ambas as pessoas. Se quiser aproveitar ainda melhor as funcionalidades do seu roupeiro, poderá escolher portas envidraçadas, e descartar os espelhos para libertar mais espaço da sua parede e não sobrecarregar o quarto. 

Valorize a iluminação

Muitas pessoas ignoram o poder da iluminação na decoração de interiores para quartos, ou para qualquer outra área da casa. A verdade é que as luzes erradas podem causar sensações indesejadas, por isso tenha em conta o tipo de iluminação que escolhe. Nunca lhe aconteceu entrar num espaço e experienciar uma sensação de frescura ou desconforto? As salas ou quartos com luzes “frias” normalmente causam estes efeitos indesejados. Se, por outro lado, optar por luzes “quentes”, verá que o ambiente da área em questão se transformará completamente, pois passará a sentir conforto e aconchego. Portanto, quando se dirigir a uma loja, tenha em conta estes fatores e não se limite a comprar as primeiras luzes em que repara. 

Escolha roupa de cama apropriada

A roupa de cama de qualquer quarto é das primeiras coisas em que reparamos quando entramos neste espaço. Como tal, é importante manter aqui os tons já utilizados para não criar ruído. Aliás, a roupa de cama pode muitas vezes influenciar a restante decoração, por ser dos elementos mais chamativos nesta divisão. Assim, certifique-se de que escolhe cores ou padrões discretos para criar a tal harmonia e tranquilidade que se procura no quarto. 

Além disso, pode incorporar no topo das cobertas, elementos característicos como almofadas e mantas, que não só servem para propósitos decorativos, mas também para proporcionar sensações de conforto e aconchego. Desta forma, procure criar uma sintonia contínua entre todos os elementos presentes na sua cama, desde lençóis, a cobertas, mantas e almofadas. Acredite que todos estes pequenos detalhes fazem a diferença. 

 

Esperamos que estas 8 dicas sejam úteis, e não se esqueça: no que toca à decoração de interiores para quartos, é importante procurar elementos funcionais e elegantes, que, no seu conjunto, proporcionem as sensações desejadas. 

 

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Ver mais artigos:

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos