Home Office: 10 dicas para decorar o seu espaço

Home Office: 10 Dicas para decorar o seu espaço

Possui um escritório em sua casa, mas não sabe como decorá-lo? Este é um espaço particular que merece a devida atenção, de modo a criar-se um ambiente que proporcione uma combinação eficaz entre comodidade e produtividade. Existem várias dicas que permitem fazer do seu escritório o espaço ideal para trabalhar no conforto da sua própria casa, e neste artigo iremos partilhá-las consigo. 

Home office: dicas de decoração 

1. Deixe a luz entrar

Antes de mais, é importante escolher uma divisão da casa que beneficie de uma boa luminosidade. Se tiver um quarto disponível com uma ou duas janelas, aproveite-o e faça dele o seu escritório ideal. A entrada de luz é muito importante, pois influencia o estado de espírito e consequente produtividade da pessoa. 

Por exemplo, se estiver fechado num espaço repleto de luz artificial, o mais provável é não ter a motivação que teria se estivesse num espaço rodeado por janelas amplas que deixam entrar a luz do sol. Estes pequenos detalhes fazem toda a diferença tanto a nível da funcionalidade do local, como na própria mente da pessoa. 

2. Mantenha o espaço organizado

O seu espaço de trabalho, neste caso o seu escritório, deve ser o último local onde armazena todo o tipo de objetos irrelevantes. Pense nos seguintes cenários: preferia passar o dia a trabalhar num espaço limpo e devidamente organizado, onde tem plena consciência do posicionamento de cada objeto que necessita, ou prefere trabalhar sobre uma secretária repleta de coisas inúteis, como capas de arquivos com mais de 10 anos, cadernos não utilizados e caixas repletas de inutilidades?

O mesmo se aplica ao resto do espaço. É sempre preferível “perder” alguns minutos do seu dia limpando o seu escritório e separando o que é necessário e desnecessário do que perder toda a motivação para ser produtivo à medida que repara que está um pouco perdido no meio de tanta confusão. 

3. Escolha as cores e padrões mais apropriados

Pode optar por seguir os tons já presentes no resto da sua casa e incluí-los também no seu home office. No entanto, se quiser explorar algo diferente, por que não inovar? Recomendamos escolher tons neutros e não demasiado fortes para este espaço, pois afinal, o escritório é o local onde passará muitas horas, especialmente se trabalhar diretamente de sua casa no dia a dia, e como tal, deverá usufruir de um espaço limpo que transmita tranquilidade e pouco ruído e distrações.

4. Crie um ambiente confortável

É importante criar no seu home office um ambiente confortável... mas não demasiado. Pode ser difícil encontrar o equilíbrio entre criar um ambiente apelativo e aconchegante num espaço que se destina ao trabalho e produtividade. No entanto, não é impossível alcançar este ideal.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o seu escritório é uma extensão da sua casa, ou seja, pode escolher os mesmos temas e tons usados nas restantes divisões, de forma a criar uma comunhão entre todas as partes da casa. Além disso, um home office é um local onde se passa bastante tempo, portanto é crucial gostar deste espaço em particular. Como tal, decore-o com motivação e prazer, como faria com qualquer outra divisão. Escolha umas plantas para dar vida ao seu escritório, inclua alguns quadros nas paredes, velas nas prateleiras, e uma almofada e manta aconchegante nas suas cadeiras/sofá.

5. Disfrute de várias opções de organização

Esta dica é especialmente importante se o seu home office for estabelecido num espaço pequeno. Deve pensar em formas de maximizar o seu espaço em qualquer divisão, mas ainda mais no caso de um escritório, local onde normalmente se acumula muita papelada e onde a desarrumação é uma constante para os mais distraídos. Tendo isto em conta, recomendamos comprar armários embutidos e uma mesa e restante mobília que disponham de várias gavetas e espaço de arrumação. 

6. Escolha a secretária ideal

A secretária/mesa de trabalho é possivelmente o elemento mais importante de qualquer home office, pois afinal, é sobre esta que vai passar o seu dia a trabalhar. Assim, deve pensar no tipo de secretária mais apropriada tendo em conta alguns fatores, entre os quais o espaço que tem disponível, o seu orçamento, o estilo decorativo presente na divisão, bem como a funcionalidade da secretária.

Idealmente, a sua secretária deve ser grande o suficiente para “receber” vários elementos dos quais precisará no seu dia a dia, entre os quais o seu computador, e possivelmente alguns cadernos/apontamentos e material de escrita. Além do mais, é sempre útil ter algum espaço extra para colocar outros elementos que podem surgir ocasionalmente, como uma chávena de café, por exemplo. Além da dimensão da secretária, não se esqueça de verificar se este elemento se enquadra na restante decoração já presente no espaço. É importante relembrar que, apesar de este ser um espaço dedicado ao trabalho, tal não significa que deve ser ignorado ou não merecedor de uma decoração apropriada. 

7. Opte por uma cadeira confortável

Tal como a secretária, também a cadeira do seu home office deve ser escolhida a rigor. Por passar tanto tempo sentado sobre ela, este elemento deve ser confortável e funcional. Portanto, antes de proceder à compra, recomendamos ir diretamente a uma loja e experimentar várias cadeiras até encontrar aquela que lhe oferece a combinação perfeita entre comodidade, conforto e vontade de trabalhar.

Não opte por algo demasiado relaxante, pois tal colocaria em causa a sua produtividade, mas também não escolha algo demasiado rijo que poderá prejudicar a sua postura e conforto. Passar horas a fio em frente ao computador já é suficientemente incómodo, não acentue essa sensação indesejada.

8. Inclua plantas no seu escritório

As plantas têm a capacidade de atribuir a qualquer espaço alguma vida, luz e um toque decorativo inconfundível, portanto, o seu home office, bem como a sua saúde mental, devem usufruir de todos estes benefícios. Estudos comprovam que quando um escritório possui plantas, o stresse diminui, o humor melhora e a produtividade cresce. Portanto, como pode ver, as plantas são uma ótima forma de completar o seu espaço. 

9. Opte pelos candeeiros certos

Apesar de aconselharmos trabalhar enquanto a luz natural está ainda presente, a verdade é que acabamos muitas vezes por prolongar as nossas tarefas e passar mais tempo do que o pretendido a olhar para um ecrã ou a ler documentos. Como tal, recomendamos comprar candeeiros com lâmpadas que propiciem a continuação de um trabalho eficaz. Por exemplo, as lâmpadas “frias” podem quebrar o ambiente aconchegante e deixá-lo desmotivado para trabalhar, o que não acontece com as lâmpadas de tons mais “quentes”. 

10. Deixe o planeamento à vista

Para uma melhor organização e planeamento das suas tarefas, recomendamos colar calendários de parede, post-its ou lembretes que possam ajudá-lo a organizar melhor a sua vida, contribuindo ainda para uma dinamização da sua decoração. Esta é uma simples e rápida forma de adicionar novos pontos decorativos no seu espaço. 

Esperamos que estas dicas tenham ajudado e que se encontre motivado para aplicá-las no seu próprio home office. 

 

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos