Dicas de arrumação para cozinha: Organize o seu espaço

A cozinha é normalmente um dos locais mais utilizados da casa, juntamente com a sala. Desta forma, é comum acabarmos por deixar este espaço mais desorganizado, principalmente se gostarmos de cozinhar e o fizermos diariamente. Após um longo dia de trabalho, ninguém quer estar à procura dos ingredientes e utensílios que milagrosamente desaparecem sem deixar rasto... todos queremos uma cozinha devidamente organizada para não só pouparmos tempo, mas também para criarmos um ambiente limpo e conciso nesta divisão.

Neste artigo, partilhamos algumas dicas para ajudá-lo a organizar melhor este espaço tão importante nas nossas casas. 

Arrumação para cozinha: dicas que pode seguir

Use prateleiras

Esta é uma ótima forma de criar mais espaço na sua cozinha. Em vez de ter utensílios amontoados nas gavetas, recorra a prateleiras, que não só oferecem uma zona extra para arrumos, como também contribuem para a decoração do espaço. Em termos estéticos, pequenos boiões de temperos são sempre uma boa escolha para colocar nas prateleiras. Além disso, pode adicionar um pequeno jarro de flores ou uma planta para dar cor. 

Utilize as paredes

Os armários e gavetas são ótimos para propósitos de arrumação, mas não se esqueça que pode recorrer a outras opções. Por exemplo, pode utilizar as paredes da sua cozinha para instalar pequenos ganchos ou kits aramados para colocar utensílios como panelas ou colheres de sopa. Além de permitir criar um espaço extra para as suas arrumações, este método revela-se também prático, pois os utensílios ficam assim mais à mão. 

Compre organizadores

No que toca a métodos de arrumação para a cozinha, os organizadores são dos melhores e mais utilizados. Se possuir armários altos ou prateleiras disponíveis, pode colocar nesses espaços pequenos arrumadores com capacidade para acolher diversos elementos como boiões, temperos, ou pequenas embalagens de arroz e massa. 

Utilize o espaço acima dos armários

Se não tiver armários que cheguem muito perto do teto, poderá utilizá-los também para arrumação, utilizando a parte à qual ninguém presta atenção: o seu topo. Normalmente as pessoas utilizam apenas as gavetas dos armários para guardar diferentes acessórios e utensílios, no entanto, a parte de cima destes móveis deve ser também utilizada caso precise de um espaço extra. Aqui poderá colocar utensílios menos usados ou que ocupem mais espaço, como batedeiras ou torradeiras. 

Utilize o interior das portas de armários

Outro truque útil no que toca a uma eficaz arrumação para cozinha consiste em usar o interior das portas dos seus armários para criar uma zona extra de organização. Basta pendurar pequenos cestos ou organizadores nesta área, e verá que ganhará mais um espaço útil para arrumação. Pode utilizar esta dica tanto em portas pequenas como grandes, precisando apenas de adaptar o tamanho dos utensílios que irá colocar. 

Organize a sua louça estrategicamente

Frequentemente, vemos cozinhas muito bem arrumadas e organizadas à primeira vista, mas assim que abrimos os armários e gavetas, verificamos que a confusão existe, simplesmente está bem escondida. Isto não é prático nem se encontra em sintonia com o restante ambiente do espaço. 

Para melhor organizar estes compartimentos, certifique-se de que empilha no máximo até 14 pratos, e comece sempre dos maiores para os mais pequenos (da base para o topo). Faça o mesmo com as tigelas, empilhando, no máximo, 3. Quanto aos copos, coloque-os para baixo. Já as tigelas podem ser colocadas em pequenos ganchos que deve pendurar no interior do armário. Por outro lado, as frigideiras, travessas e bandejas, ficam mais bem guardadas em divisórias verticais que podem ser instaladas no armário. Se preferir, pode também colocá-las organizadamente nas paredes, como anteriormente referido.

Diga adeus às embalagens

Se tiver uma despensa pequena ou poucos armários e gavetas, deverá tentar usar estes espaços da melhor forma possível. Uma boa maneira de o fazer é livrando-se de todas as embalagens. Já pensou nas zonas ocupadas por embalagens de bolachas, arroz, massa ou cereais? Sem se aperceber, está a utilizar demasiado espaço desnecessariamente. Assim, pode retirar os alimentos e organizá-los em potes ou boiões de vidro transparente, e depois, conforme preferir, pode colocá-los de volta nos armários ou em prateleiras. Este é um método muito útil para quem procura uma eficaz arrumação para a cozinha.

Fique apenas com o que é necessário

Esta é uma dica útil especialmente para quem tem cozinhas pequenas: deixe apenas os objetos que irá utilizar. Despeça-se de todas as tampas perdidas, utensílios velhos ou partidos que já não usa, ou alimentos que também não irá comer e que provavelmente já passaram da validade. 

Tenha em consideração a visibilidade dos objetos

Em locais como a dispensa ou os armários, costumamos cair no erro de colocar alimentos ou utensílios no fundo dos compartimentos, no entanto, esta não é uma boa ideia, pois, inevitavelmente, acabamos por nos esquecer da sua existência. Assim, estamos a correr o risco de deixar estes alimentos passar a validade e acabamos por usar sempre os mesmos utensílios, gastando-os sem necessidade. Assim, recomendamos colocar tudo de forma alinhada e com igual visibilidade. 

Não se esqueça das gavetas

A maior parte das gavetas não vem com divisórias e compartimentos específicos que facilitam a organização. No entanto, uma boa arrumação para cozinha depende também de pequenos e escondidos detalhes como este, pois o objetivo não é só criar um ambiente exterior limpo e organizado, mas também um espaço devidamente arrumado e prático no interior dos armários. Assim, deve comprar pequenos organizadores especialmente concebidos para a organização de talheres, e cestos para as gavetas maiores.

Intervenha também no frigorífico

Este é um espaço normalmente ignorado, também por permitir esconder a confusão que paira no interior, mas não se esqueça de arrumar também esta parte tão importante de qualquer cozinha. Em primeiro lugar, remova os alimentos que já passaram da validade, para poder depois passar à organização. Poderá colocar alimentos semelhantes como verduras e frutas num único compartimento e os laticínios como leite, queijo e iogurtes no outro. Quanto às bebidas, pode ainda utilizar compartimentos presentes na porta do frigorífico para poupar mais espaço. O segredo passa por manter os alimentos semelhantes no mesmo compartimento, e se for preciso, pode também comprar organizadores para esta zona.

Encontre um espaço dedicado para o material de limpeza

Idealmente, o material de limpeza deverá ser encontrado nas dispensas, mas quem não tiver esta divisão em sua casa, poderá optar por colocá-lo num pequeno compartimento que tenha disponível em algum armário. Se achar melhor, pode inclusive comprar um organizador específico para este propósito. 

Uma das melhores dicas que podemos dar no que toca à arrumação para cozinha, é não ignorar os espaços que não podem ser vistos, como o interior dos armários, gavetas ou frigoríficos. Procure sempre trazer a organização do exterior para o interior para criar um ambiente uniforme e prático. Esperamos que este artigo tenha sido útil.

 

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos