Dicas de arrumação para a sala: Organize a sua casa

Dicas de Arrumação para Salas da Loja das Almofadas

Mantas espalhadas por todo o lado, almofadas desorganizadas e objetos fora do lugar... provavelmente conhece bem este cenário e pode encontrá-lo facilmente na sua própria sala. Esta é a zona da casa dedicada a receber toda a família e convidados, sendo por isso a área normalmente mais desorganizada. Assim, certamente poderá usar algumas dicas de arrumação para a sala, de modo a proporcionar um ambiente limpo e harmonioso neste que é um local de convívio e muito utilizado por todos.

Neste artigo, iremos ajudá-lo precisamente a arrumar a sua própria sala.

Arrumação para a sala: dicas para organizar este espaço

Perceba o conceito de arrumação no contexto da decoração

Antes de mais, é importante começarmos por explicar que as dicas de arrumação para salas que lhe iremos fornecer não têm como objetivo ajudá-lo a proporcionar apenas um ambiente exterior arrumado e limpo para a sua sala. Queremos que vá mais além. Não se limite a arrumar apenas aquilo que o olho humano pode ver. Portanto, trate de organizar também as prateleiras e gavetas embutidas nos armários, que só são vistas quando abertas. Lembre-se que, como morador da sua casa, vai querer encontrar o que procura de forma rápida e fácil, ou seja, manter a confusão que vai dentro dos seus armários não é a resposta. 

 Aposte em prateleiras

As prateleiras são uma ótima forma de arrumar e organizar melhor a sua sala. Além de servirem como um ótimo espaço extra para colocar os objetos que quiser, são também elementos decorativos especiais, que permitem atribuir personalidade ao espaço. Nas prateleiras, poderá colocar livros, pequenos jarros de flores ou plantas, ou então baús que também podem servir para acolher outros elementos. Assim, esta simples adição à sua sala é funcional, útil e fica bem com qualquer estilo de decoração. 

Invista em mesas de apoio

As mesas de apoio não são normalmente das primeiras coisas em que pensamos quando ouvimos falar em arrumação para a sala. No entanto, está na hora de atribuir a estes pequenos móveis o devido valor, pois além de serem um ótimo complemento decorativo quando bem escolhidos, são também uma ótima forma de arrumação. Escolha mesas com gavetas e pequenos compartimentos, para poder colocar objetos como comandos da televisão ou revistas. Assim, evitará cair no hábito de deixar estes elementos espalhados pelos sofás e conseguirá assim criar um ambiente mais arrumado e limpo. 

Compre um sofá multifuncional

Sabia que os sofás não servem só para se sentar? Não, não estamos a falar dos sofás-cama que fornecem mais espaço para se deitar ou acomodar mais pessoas. Referimo-nos aos sofás que fornecem uma função extra muito útil: arrumação. Por baixo dos assentos de alguns sofás, poderá encontrar espaço para arrumação, onde pode colocar mantas ou cobertas, por exemplo. Esta é uma ótima forma de guardar elementos grandes ou que não se encaixem bem com o restante estilo da sala. Sempre que puder, opte por móveis que forneçam mais do que uma única função.

Recorra a uma arca

Se tiver espaço na sua sala, porque não acrescentar um móvel estiloso e extremamente funcional? As arcas são um elemento cada vez mais famoso, não só por fornecerem espaço de arrumação para a sala, mas também por serem um móvel decorativo capaz de se encaixar perfeitamente com o restante estilo do espaço. As arcas de madeira são as mais compradas por condizerem facilmente com qualquer estilo. Em termos de arrumação, pode utilizar a superfície do topo da arca para colocar elementos como livros, jarros ou um leitor de música, por exemplo. Já no seu interior, poderá guardar objetos maiores ou menos utilizados.

Utilize cestos e caixas

Estes pequenos elementos de organização fazem toda a diferença na arrumação da sua sala. Escolha cestos e caixas que respeitem as cores e o estilo já incorporado na sua sala, para que não haja nenhum confronto na harmonia que se pretende criar. Poderá colocar estes elementos no interior de algum armário, ou até mesmo em prateleiras ou sobre mesas. 

Opte por armários espaçosos

Antes de comprar qualquer armário para a sua sala, tenha em conta as dimensões disponíveis nesse espaço. Se conseguir, compre armários grandes para obter o maior espaço de arrumação possível. Quantas mais prateleiras e gavetas o móvel possuir, melhor! Há quem utilize os armários da sala para guardar objetos como livros, mantas ou louças, por exemplo. 

Escolha uma mesa de centro que ofereça mais espaço

Sabia que além de utilizar o topo da mesa para colocar os objetos que pretende, pode ainda recorrer a prateleiras ou compartimentos inferiores oferecidos por alguns tipos de mesa? Este tipo de suporte pode ser encontrado apenas em alguns modelos deste móvel, mas sempre que puder opte por um deles. No topo da mesa, poderá colocar velas ou pequenos baús, por exemplo, enquanto na parte inferior, que é normalmente rente ao chão, poderá pousar umas mantas ou revistas. 

Descarte o que não é necessário

Temos o costume de acumular objetos que já não usamos a toda a hora. Entre louça partida a livros que já não lemos e documentos agora inúteis, se tirar algum tempo para verificar tudo isto, bem como outras coisas das quais já não faz uso, irá verificar rapidamente que poderá libertar imenso espaço e contribuir assim para uma melhor arrumação da sua sala. O lema é simples: quanto menos coisas inúteis, melhor! 

Utilize o espaço acima dos armários

Se não tiver armários que cheguem muito perto do teto, poderá utilizar o topo destes para arrumar objetos que não utiliza com tanta frequência ou que não sabe onde colocar. No entanto, não se desleixe e não se limite a atirar para o topo do móvel tudo aquilo que já não utiliza, lembre-se que não se trata de uma dispensa, mas sim de um elemento visível e incorporado no resto da sua sala, pelo que deve estar também arrumado. Nesta zona, poderá colocar alguns cestos ou caixas para fornecer uma imagem mais limpa e organizada do espaço em questão. 

Esperamos que estas dicas de arrumação para a sala tenham sido úteis e que possa incorporá-las no seu próprio espaço.


 

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos