Dicas de arrumação de quarto: Torne o seu espaço mais acolhedor

Dicas de Arrumação de Quarto

Todos queremos um quarto devidamente organizado, que transmita calma e tranquilidade após um longo e agitado dia de trabalho. No entanto, com a correria diária, acabamos muitas vezes por nos desleixar e por deixar pequenos objetos espalhados, cama por fazer, roupa por dobrar, e por aí em diante. O nosso quarto é essencialmente um local de descanso, até mesmo um refúgio. Como tal, é essencial organizá-lo, de modo a propiciar um ambiente relaxante e acolhedor ao mesmo tempo. Neste artigo, partilhamos consigo algumas dicas de arrumação de quarto que poderá implementar rapidamente.

Arrumação de quarto: como organizar o seu espaço e torná-lo mais acolhedor

Utilizar a parte de baixo da cama para arrumos

Este é um ótimo e conveniente método de arrumação. Além de possuir um espaço extra para arrumar coisas como lençóis, livros, roupas ou tapetes, por exemplo, tira vantagem ainda do facto de este tipo de arrumação não ser visível, ou seja, não precisa de se preocupar com deixar tudo bonito, pois ninguém irá ver. 

Contudo, não caia em exageros e deixe este espaço também devidamente arrumado, caso contrário terá dificuldade em encontrar o que procura quando assim for necessário. Não se esqueça de comprar pequenas caixas ou cestos para inserir os objetos que pretende arrumar e não se esqueça de verificar que estes cabem por baixo da cama.

Tenha um cesto próprio para colocar a roupa suja

As pessoas têm o hábito de deixar a roupa suja espalhada um pouco por todo o quarto, sendo a cadeira da secretária o alvo comum para acumular uma grande pilha de camisolas, calças ou casacos, por exemplo. Imagine entrar todos os dias num quarto repleto de roupa espalhada e desorganizada: pode ter a certeza de que o tão desejado ambiente de tranquilidade não pode ser encontrado num espaço como este.

Assim, recomendamos comprar um cesto especificamente reservado para a roupa suja e incluí-lo na decoração do seu quarto. Este novo adereço deve combinar com as restantes cores/estilo do quarto, mas mais importante ainda, deve ser realmente usado.

Deixe apenas os elementos essenciais na mesinha de cabeceira

A mesinha de cabeceira, por estar tão conveniente posicionada ao lado da cama, é de fácil alcance, sendo por isso usada como para colocar todos os objetos e mais alguns. Além de elementos comuns como o candeeiro ou telemóvel, este pequeno móvel está frequentemente inundado por copos de água, livros, relógios, escovas do cabelo, medicação... e tudo mais que possa imaginar. Quando não sabem onde colocar alguma coisa, normalmente as pessoas optam por usar estrategicamente a mesinha de cabeceira.

O resultado é evidente: uma desarrumação completa e um ambiente de tranquilidade arruinado. Neste caso, a nossa dica de arrumação para o quarto recai em colocar apenas os elementos essenciais na sua mesinha de cabeceira, ou seja, as coisas de que realmente precisa antes de adormecer e de manhã ao acordar.

Limpe a cadeira/poltrona do seu quarto

Não use a cadeira ou poltrona do seu quarto para acumular roupa ou objetos simplesmente porque é mais conveniente ou porque não sabe ainda onde colocá-los. O que começa por ser uma única peça de roupa acaba rapidamente por se tornar uma pilha de roupa como aquela que encontramos num armário verdadeiro. Comece a ganhar o hábito de deixar as suas camisolas ou calças nos locais apropriados e liberte espaço do seu quarto. Além de proporcionar assim um ambiente mais relaxante e limpo, acaba também por ser mais conveniente e rápido encontrar o que realmente procura quando as coisas se encontram nos devidos locais.

Separe o seu quarto do seu local de trabalho

É muito comum vermos cada vez mais pessoas usarem o seu quarto como local de trabalho. Em termos de arrumação de quarto, esta não é de todo uma boa ideia. Cadernos e folhas espalhadas por todo o lado e carregadores entrelaçados pelo chão é apenas um dos cenários com que pode contar ao transformar o seu quarto num escritório. O quarto deve ser mantido para o seu original e único propósito: descansar.

No entanto, se não possuir outra divisão na sua casa que possa servir de escritório ou se o seu quarto for mesmo o único lugar onde pode trabalhar, faça um esforço para limpar o espaço assim que terminar o seu trabalho. Estes cinco minutos irão fazer toda a diferença.

Reserve um local específico para os acessórios

É muito comum vermos colares, pulseiras, anéis, relógios ou óculos de sol um pouco espalhados pelas prateleiras ou cómodas do nosso quarto. Não caia neste erro e deixe de contribuir para tal desorganização. Outra dica de arrumação para o quarto consiste em criar locais próprios para armazenar este tipo de acessórios.

Pode decidir guardá-los em locais não visíveis como em gavetas, ou pode comprar um elemento decorativo específico para pendurar tais acessórios. Existem muitas opções para evitar a desarrumação, portanto não as ignore.

Use as portas do armário para pendurar itens

Na parte interior das portas do seu armário, pode encontrar um espaço extra para arrumação. Mais especificamente, pode usar estas portas para pendurar bolsas ou casacos, por exemplo. Assim, pode descartar cabides, que acabam por contribuir para um ambiente de confusão quando excessivamente usado, e liberta assim ainda mais espaço do seu quarto.

Estas portas podem ser usadas também para pendurar um espelho, por exemplo, caso não tenha espaço no seu quarto para o fazer. Procure estes espaços escondidos e que são por vezes encontrados nos locais menos esperados.

Ganhe o hábito de arrumar o seu quarto semanalmente

Escolha um dia da semana e reserve uns minutos do mesmo para investir na arrumação do quarto. Organize as suas roupas, faça a cama, ou troque de lençóis, limpe a sua secretária, cómoda e mesinha de cabeceira, deixando apenas os elementos que realmente importam. Abra as janelas para deixar o ar fresco entrar e invista realmente neste “detox” que todos os quartos merecem.

Pode pensar ainda em comprar um pequeno balde do lixo e colocá-lo num local onde passe despercebido, como por baixo de uma secretária, por exemplo. Assim, poderá facilmente descartar aquilo de que não necessita e fornecer mais rapidamente ao seu quarto um clima de limpeza e conforto que todos desejam.

Esperamos que estas dicas de arrumação para o quarto tenham sido úteis. 

 

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos