Decoração de páscoa: Ideias para decorar o seu espaço

Decoração de Páscoa: Dicas para decorar o seu espaço

A Páscoa é das celebrações mais importantes e queridas do ano. O mês de abril é anualmente marcado por esta tradição que reúne famílias e permite momentos de convívio e partilha entre todos. E tal como todas as outras celebrações importantes, também a Páscoa deve ser festejada num ambiente convidativo, elegante e aconchegante. Assim, decidimos redigir este artigo para partilhar consigo algumas ideias de decoração de Páscoa que poderá implementar em sua casa.

Decoração de Páscoa: dicas que poderá implementar

Aposte em cores claras 

Antes de mais, é importante definir uma paleta de cores. Enquanto o Natal é caracterizado por verdes, vermelhos e dourados, a Páscoa tende a fugir desses tons mais fortes e incidir sobre cores mais claras como cor-de-rosa, amarelo e branco. Tendo isto em conta, poderá apostar em flores e decorações com estes tons.

Compre vários arranjos de flores

Flores como hortênsias, lírios ou orquídeas podem ser uma boa escolha para criar no seu espaço um ambiente limpo, leve e elegante. Estas flores podem ser colocadas sobre a mesa de refeições como elemento decorativo, ou em estantes ou móveis. Certifique-se apenas de que podem ser vistas por todas as pessoas que entram no seu espaço. Afinal, os arranjos de flores são muitas vezes a alma de um espaço, não podendo, por isso, ficar escondidos. Assim, pense em zonas centrais onde estas flores poderão marcar presença.

Não se esqueça de inserir coelhos decorativos

Uma decoração de Páscoa que se preze precisa de incluir coelhos, nem que seja apenas um. Afinal, este é o elemento mais característico desta celebração, e como tal, não pode faltar em nenhum espaço. Pode inserir pequenos coelhos na mesa de refeições, ou tal como recomendado com as flores, em locais centrais do espaço para que estes elementos possam ser vistos.

Espalhe pequenos ovos decorativos

Tal como os coelhos, os ovos não podem faltar em nenhuma decoração de Páscoa. Tente escolher elementos com as cores já mencionadas, o cor-de-rosa, amarelo e branco, ou ainda um azul bebé, e espalhe-os um pouco por todo o espaço. Pode colocá-los sobre a mesa de refeições ou móveis decorativos. Estes são elementos fáceis de encontrar e que ficam muito bem na decoração do seu espaço, não só por fazerem parte da tradição propriamente dita, mas principalmente porque permitem atribuir cor e personalidade à sua casa.

Abuse das taças com amêndoas e chocolates

Além de apetitosos, as amêndoas e chocolates podem também servir como bonitos e coloridos elementos decorativos. Procure taças ou frascos transparentes e coloque amêndoas de várias cores no interior dos mesmos. Depois, insira estas decorações em prateleiras e móveis de sua casa. O mais provável é que estes doces desapareçam rapidamente, mas pelo menos no início, a sua decoração estará finalizada com estes complementos bonitos.

Inove com marcadores de lugar

Estamos habituados a ver marcadores de lugar com o nome dos convidados em grandes cerimónias, como casamentos ou batizados, mas por que não trazer esta ideia elegante para dentro de sua casa e surpreender a sua família com este pormenor original? Se quiser inovar ainda mais e manter o espírito da tradição, em vez de usar papel, pode optar por colocar o nome das pessoas em pequenos ovos coloridos que devem ser colocados em frente a cada assento na mesa.

Faça biscoitos personalizados

Na parte alimentar pode também inovar e contribuir para uma decoração de Páscoa eficaz. Por exemplo, em vez de fazer umas bolachas e biscoitos normais, pode fazê-los na forma de coelhos e ovos. Além disso, se preferir, pode optar por fazer as bolachas e biscoitos tradicionais, mas complementá-los com desenhos também de coelhos ou ovos de Páscoa. São estes pequenos detalhes que transformam um espaço e contribuem para uma decoração completa.

Organize uma caça aos ovos

Se tiver espaço exterior disponível, como um pequeno jardim, pode também decorá-lo. Aliás, se preferir, e se estiver bom tempo, pode realizar o almoço de Páscoa no jardim e mover todas as decorações já mencionadas para a parte exterior de sua casa. Uma boa forma de manter os mais novos entretidos e de também incorporar mais alguns elementos decorativos é realizando uma caça aos ovos. Pode, por exemplo, espalhar pelo jardim pequenas placas e pistas que façam parte do jogo.

Decore os seus cestos

Se já possuir cestos no seu espaço como elementos decorativos, seja para guardar mantas, livros ou revistas, aproveite-os para incluir elementos característicos da Páscoa. Pode, por exemplo, colocar nos seus cestos ovos decorativos, cenouras e pequenos coelhos. Depois, coloque-os estrategicamente na sua divisão para captarem o olho de quem por eles passa.

Personalize elementos comuns

Outro segredo importante para uma decoração de Páscoa elegante e original é pegar em elementos comuns de grande usabilidade que já possua, como guardanapos, por exemplo, e personalizá-los. Por exemplo, no caso dos guardanapos, pode moldá-los em forma de coelho e animar assim a sua mesa de refeições. Acontece que muitas vezes nem precisamos de gastar dinheiro para decorar uma divisão da forma que queremos, pois basta pensar em elementos que já possuímos e encontrar formas de transformá-los.

Inove as suas velas

Já alguma vez viu pequenas velas no interior de cascas de ovos? O mais provável é que não, ou seja, mais uma razão para o fazer e surpreender também os seus convidados com mais um detalhe original e bonito. Procure pequenos suportes para velas, e no interior coloque cascas de ovos partidas. Depois, só falta inserir as pequenas velas. Poderá colocar estes elementos na mesa de refeições ou em móveis decorativos.

Decore uma árvore de Páscoa

A ideia é fazer algo relativamente parecido com uma árvore de natal, mas em formato mais pequeno, e com decorações alusivas à Páscoa, como os ovos e coelhos. É muito simples: basta encontrar alguns ramos pequenos e finos na rua ou no seu jardim, e inseri-los num vaso elegante. Depois, precisa apenas de decorá-los, e para tal, poderá juntar pequenos ovos coloridos com uma fita para segurar cada um. O efeito final irá assemelhar-se a uma verdadeira árvore de natal. Esta é uma forma muito simples de trazer alguma vida e originalidade ao seu espaço.

Esperamos que após ler este artigo tenha adquirido algumas ideias interessantes para incorporar na sua decoração de Páscoa.

 

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos