Decoração de interiores: O guia infalível para começar

Decoração de interiores: O guia infalível para começar - Blog da Loja das Almofadas

A Decoração de Interiores para iniciantes é algo que todos passamos pelo menos uma vez na vida. Ou acabamos de mudar de casa, estamos a decorar o nosso próprio quarto ou apenas queremos dar uma nova vida a um espaço morto. Esta tarefa pode ser motivo de frustração, desde escolher cores, texturas e até móveis para combinar com os que já tem por casa. Por isso, decidimos agrupar aqui um grupo de dicas que a/o ajudarão na decoração da sua casa.


Decoração de Interiores: O guia para iniciantes

Dica 1: Ganhe coragem para começar

Não é ganhar coragem para começar a mexer coisas de um sítio para o outro ou de sair do sofá para fazer alguma coisa. Esta coragem é a de mudar e experimentar coisas novas, coragem de descobrir o seu próprio gosto e expressá-lo através do design.

É importante perceber de antemão aquilo que gostaria de ter na sua casa, ter coragem não significa comprar e misturar artigos ao acaso (pode não resultar da da melhor maneira, se quiser fazê-lo não nos responsabilizamos 😂).

 


Dica 2: Conheça o seu próprio estilo!

Este é o primeiro passo antes de planear, construir ou decorar. Veja sites de inspiração como o Pinterest onde encontrará infindáveis exemplos de casas bem decoradas e pode começar a anotar o que gosta mais.

Se pensar bem, conhecendo o seu estilo ganha segurança para tomar decisões. Funciona como um filtro, sabendo claramente aquilo que quer não comete erros na hora de comprar, poupará porque terá o foco no sítio certo e garante que decora os seus espaços como imaginou.


Dica 3: Ponha cor na sua vida

As cores que escolher para a sua casa irão influenciar o seu estado de espírito diariamente, elas têm o poder de afetar o humor e até o seu bem-estar físico.

É um processo difícil! Muitas vezes terá de dividir os seus espaços com outras pessoas e juntar os gostos de todos não é uma tarefa desafiante.

Não deixe que a sua decoração se torne monocromática e coloque uns apontamentos de cor que farão destacar o seu estilo e personalidade.

Comece com uma base neutra (brancos, beges ou cinzas) e depois vá construindo sobre essa base.

Almofadas, focos de luz e quadros são elementos excelentes para pontos de cor.


Dica 4: Conforto é fundamental

Nenhum ambiente será perfeito se não for confortável, quer na vertente visual quer na vertente física.

Os espaços têm de se adequar às pessoas e não ao contrário, daí ser muito importante planear a decoração de interiores para quem vive nesses locais.

Pense nos seus hábitos e perceba o que faz sentido para si. Como exemplo, prefere uma sala de estar muito bonita mas desconfortável se lá estiver por mais de 10 minutos ou ao contrário? Se não tiver hábito de a usar muito poderá não ser tão relevante o conforto físico mas mais o conforto visual, é importante que a decoração se adapte às suas necessidades.

Obviamente que o ideal é juntar ambos os mundos, e é possível!


Dica 5: O perfeito é aborrecido

Um espaço onde todos os móveis são do mesmo conjunto, as cores todas parecidas e os acabamentos do mesmo material é um ambiente sem graça, experimente e combine.

Ao fazer combinações irá criar interesse visual e fazer com que as pessoas se sintam acolhidas!

Cada casa é única e a decoração que fizer na sua representará a sua personalidade, não o corredor de uma loja de móveis.


Dica 6: O conforto está nos detalhes

Crie camadas de decoração e eleve a sua decoração ao próximo nível. Cores, texturas, padrões, iluminação, livros, espelhos, tapetes, cortinas, arte, plantas são todos exemplos que pode usar para combinar e transformar o seu espaço de bonito para brilhante!

É nos pequenos detalhes que o conforto se esconde, é nas almofadas que escolhe, nas mantas que coloca no sofá, nas plantas que coloca em cima de um móvel que se encontra verdadeiramente a essência da decoração de interiores.


Dica 7: Planeie, planeie e planeie

Nunca comece um projeto de design de interiores sem primeiro esboçar um plano dos objetivos a cumprir. Nesse plano deve ter bem explícito qual o seu estilo, que clima quer que o seu espaço transmita e o que faz com que se sinta bem no seu lar.

Se não quiser desperdiçar tempo e dinheiro este é o primeiro passo a dar.

Agora já sabe as 7 dicas essenciais para se aventurar na decoração de interiores. Use e abuse deste guia! E no final partilhe o seu resultado connosco identificando @lojadasalmofas.pt no Facebook ou Instagram, ou usando #lojadasalmofadas.



Ver mais artigos:

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos