Decoração de interiores: Faça você mesmo o DIY

Decorar uma casa é uma atividade divertida e excitante para muitos. No entanto, mesmo se estivermos a falar apenas de uma divisão, a compra de nova mobília ou a aposta em remodelações pode sair cara. Contudo, achamos que todos devem ter direito a renovar a decoração de interiores de sua casa, pelo que um orçamento baixo não deve servir como entrave. Tendo isto em conta, decidimos partilhar consigo uma solução eficaz e, melhor ainda, muito mais barata: fazer você mesmo o DIY do espaço!

Engana-se se acha que o DIY deve ficar reservado apenas para pessoas muito talentosas na área das artes plásticas ou da criatividade. Qualquer pessoa pode apostar em pequenas renovações nas suas casas através do DIY. Trata-se de uma solução divertida para fazer sozinho ou acompanhado e que lhe permitirá refrescar a sua decoração de interiores a preços acessíveis. Neste artigo, iremos partilhar algumas ideias de DIY para implementar no seu lar.

Decoração de interiores: ideias de DIY

Renove a sua cómoda com papel de parede

Está farto da sua velha cómoda de madeira antiquada e fora de moda? Não precisa de comprar uma nova. Sugerimos uma forma mais divertida, criativa e barata de renovar a sua cómoda: aplique papel de parede! Trata-se de um elemento muito acessível, fácil de encontrar e que encaixa tão bem em paredes como em mobiliário. Certifique-se apenas de que as cores e padrões que escolhe entram em harmonia com a restante decoração do espaço.

Preencha as suas paredes de forma original

Acha que uma determinada parede de sua casa precisa de mais vida? Talvez esteja demasiado vazia ou preenchida com os elementos errados... Independentemente da razão, saiba que é muito fácil mudar este cenário e criar um que vá de encontro ao seu gosto. Algo tão simples como imprimir algumas das suas fotografias favoritas para colar ou emoldurar na parede é algo que faz a diferença! Pode escolher fotos com paisagens, amigos ou familiares, por exemplo. Em muito pouco tempo, terá uma parede fresca e mais animada.   

Crie o seu próprio banco

Não se preocupe, este processo não requer muito tempo nem habilidade. É, na verdade, bastante simples! Tem alguma tábua de madeira perdida nos arrumos ou na garagem de sua casa? Talvez ela não esteja em tão mau estado para ser descartada. Se for esse o caso, invista num verdadeiro trabalho de DIY! Basta comprar algum elemento para formar as pernas do banco e voilà... com apenas alguns parafusos, irá poder sentar-se num banco construído por si mesmo.

Transforme as suas caixas decorativas

Todos temos aquelas caixas de madeira ou papel de pequeno e médio tamanho onde guardamos diversos elementos, desde livros, a produtos de beleza, bijuteria, etc. No entanto, se estiver farto dos padrões destas caixas e achar que estes já não vão de encontro à decoração de interiores que pretende estabelecer em dado espaço, chegou o momento de uma transformação! 

Compre um papel autocolante ao seu agrado e revista-o em torno da caixa. Outra ideia mais criativa e talvez mais apelativa para quem quer acrescentar um certo toque de glamour consiste em revestir estas caixas com pequenos espelhos refletores! Esta é uma ideia diferente e, sem dúvida, muito criativa.

Pendure vasos de flores

Acrescente alguma personalidade à sua decoração de interiores e utilize um arame forte para pendurar pequenos e leves vasos de flores. Não precisa de nenhum tipo de suporte como uma mesa ou outro tipo de mobília para implementar esta ideia. Certifique-se apenas de que o arame é resistente para suportar o peso dos vasos. Esta é uma ideia fácil de implementar e que acrescenta alguma diversão e criatividade a qualquer divisão.

Aprenda a fazer um macramé

Se é um amante de decoração, certamente está a par das mais recentes tendências e, portanto, já deve ter ouvido falar de um macramé. Trata-se de um bordado manual composto por vários tipos de nós, que podem ser combinados para conseguir um número infinito de peças funcionais e bonitas. Normalmente, são pendurados na parede para complementarem a decoração de um espaço. Se não souber ainda fazer um, basta procurar tutoriais online e em pouco tempo terá tudo o que precisa.

Construa o seu próprio guarda-chaves

Provavelmente já deve ter um lugar para colocar as suas chaves sempre que entra em casa. No entanto, trazemos-lhe uma outra ideia original: em vez de colocá-las no típico móvel de entrada, crie o seu próprio guarda-chaves! Pode colocar uma moldura na parede, mas em vez de preenchê-la com uma foto como seria de esperar, pregue alguns pontos no interior para colocar as suas chaves. Assim cria uma espécie de quadro com utilidade. Não se esqueça de inserir este novo elemento decorativo numa das paredes do hall de entrada por questões de conveniência.

Modernize as suas cadeiras

Deixe-nos adivinhar, já está cansado da forma e das cores das cadeiras lá de casa. Se trabalhar diretamente do conforto do seu lar, este pode ser um problema comum. Ao passar tanto tempo a olhar e usar as cadeiras e outros elementos de casa, arrisca-se a cansar-se deles. No entanto, existem dicas simples para resolver este problema. Em vez de substituir as cadeiras por outras, pode facilmente colocar um tapete pequeno e flexível sobre as mesmas. 

Aliás, uma forte tendência no mundo da decoração consiste em pegar num pequeno tapete branco e fofo e colocá-lo sobre uma cadeira para acrescentar um toque de requinte e para diversificar ainda a decoração do espaço. Uma vantagem adicional deste método é que acaba também por usufruir de uma cadeira mais confortável!

Pendure pequenos copos com velas

Outra tendência muito famosa na decoração de interiores passa por pendurar pequenos copos de vidro com velas pelo seu quarto. Trata-se de uma ideia original e que proporciona um ambiente acolhedor e confortável a qualquer divisão. Certifique-se apenas de que não deixa as velas ligadas durante a noite para evitar acidentes.

Crie os seus próprios vasos para plantas

Em vez de comprar os típicos vasos a que estamos acostumados, por que não fazer a sua própria invenção? Se tiver vasos pequenos para plantas, recomendamos comprar uma caneca branca e personalizá-la ao seu gosto para substituí-los. Pode colocar autocolantes ou desenhar o que quiser através de marcadores. Não há melhor forma de atribuir alguma originalidade a um elemento decorativo!

Esperamos que após ler este artigo se encontre um pouco mais inspirado para aplicar estas ideias de DIY à sua decoração de interiores!

 

Artigo por: Catarina Fonseca