Decoração de Interiores: Faça você mesmo da Loja das Almofadas

 

Quer tenha um orçamento limitado ou quer goste simplesmente de criar coisas por si mesmo e de inovar à sua maneira, sabia que existem várias ideias de DIY prontas a executar? Desde mesas, a vasos, paredes ou candeeiros, pode reutilizar e decorar inúmeros elementos de sua casa e proporcionar a frescura que procura à sua decoração de interiores. Neste artigo, iremos partilhar algumas ideias que os aspirantes a designers podem seguir para se distraírem, se divertirem e pouparem dinheiro com a decoração das suas casas.

Decoração de interiores: ideias de DIY a implementar

Defina o tom da sua decoração começando pela porta de entrada

Se quiser causar uma boa impressão logo ao início, porque não decorar a porta de entrada de sua casa? Esta é uma dica inovadora e que, por alguma razão, não é ainda comummente adotada. Claro que se viver num edifício esta ideia pode não parecer tão apelativa ou executável, mas se viver numa moradia pode apostar numa nova cor para a sua porta. 

Há quem se deixe ficar pelos neutros e pelas cores mais simples, até mesmo para obedecer à restante tonalidade da casa, que é normalmente marcada por brancos e beges, mas a verdade é que pode inovar e arriscar um pouco. Se as paredes de sua casa forem brancas, pode experimentar apostar numa porta azul, vermelha, cor-de-rosa... enfim, as opções são infinitas. Uma coisa é certa: a sua casa não passará despercebida!

Pinte as paredes de sua casa

Esta é uma ideia já muito conhecida, mas existe uma razão para a sua popularidade: funciona! Não há melhor forma de refrescar uma decoração de interiores do que pintando as paredes de uma divisão. Esta é uma mudança que não passa despercebida e que pode realmente mudar todo o ambiente circundante e definir ainda novas tonalidades a aplicar pelos elementos decorativos. A melhor parte é que pode encontrar tintas e todos os utensílios necessários a preços acessíveis e divertir-se com amigos ou familiares nesta tarefa conjunta!

Pinte os seus vasos

Os vasos são daqueles elementos decorativos que podemos encontrar em qualquer divisão. Como tal, facilmente fartarmo-nos deles. Mas isso não significa que devemos descartá-los ou guardá-los em baús para nunca mais serem usados. Também não nos devemos contentar com a presença de elementos dos quais não gostamos na nossa decoração de interiores. Assim, sugerimos uma ideia melhor: pintar os seus vasos. 

A preços muito acessíveis, poderá comprar tintas e pincéis para criar o visual que deseja nestes elementos. Pode optar por pinturas mais discretas, onde se limita a pintar o vaso com o mesmo tom de início ao fim, ou pode também ser tão criativo quanto quiser, ao incorporar diferentes cores ou desenhos.

Transforme o seu candeeiro num álbum de fotografias

Sim, leu bem! É possível transformar um candeeiro num pequeno álbum de fotografias. Antes de mais, escolha o candeeiro que pretende remodelar. Talvez seja um mais antigo que já nem se encaixa na decoração do espaço, ou algum que esteja guardado nas arrumações e que quer agora reutilizar.  Depois, selecione as fotografias que pretende ver refletidas no seu candeeiro. Podem ser fotos de família, amigos, locais, etc.

A parte seguinte é que provavelmente não conseguirá fazer sozinho. Deve agora levar o seu candeeiro a uma loja especializada que consiga implementar as fotografias na parte superior do candeeiro, na qual a luz reflete. O efeito alcançado é muito bonito e traz definitivamente uma levada de ar fresco e criatividade a qualquer divisão.

Crie um mural de fotografias

Há tendências que vêm mesmo para ficar. É o caso da colagem de fotos nas paredes dos quartos, acompanhadas por elementos decorativos que marcam pela diferença. Selecione algumas das suas fotografias preferidas e encontre um local apropriado para colocá-las. Depois pense sobre a disposição das mesmas: quantas fotos, quantas filas, quantas fotos por cada fila, etc.

Neste caso, recomendamos usar as fotografias com o formato Polaroid para um visual mais moderno e esteticamente apelativo. Para dar um toque extra e ainda mais bonito, compre um pequeno fio de luzes e cole-o também na parede, em torno das fotos selecionadas.

Use as prateleiras para expor a sua coleção de quadros

Para mudar um pouco a tendência comum de afixar quadros na parede, porque não recorrer a prateleiras para exibir a sua coleção favorita? Além de poupar tempo, esforça-se menos também, pois não tem de pregar nada à parede. Este método é muito mais simples! Basta selecionar molduras de diferentes tamanhos para criar um cenário mais requintado e escolher os quadros que mais gostar. Depois, só falta dispô-los ao longo das prateleiras do modo que achar melhor.

Crie um escadote para as suas mantas

Esta ideia é especialmente útil para a sala ou quartos. As mantas são normalmente colocadas em cestos, mas porque não inovar e dar um toque refrescante a uma destas divisões. Neste caso, apresentamos-lhe um escadote de madeira, onde pode colocar uma manta em cada compartimento.

É muito simples. Basta pegar em algum mobiliário de madeira que já não use, desmontá-lo e criar um novo elemento, com uns parafusos à mistura. Talvez seja necessário cortar alguma madeira ou pintá-la para ficar do seu agrado. Esta é uma outra forma de poupar dinheiro e de apostar na criatividade.

Aposte nos bordados

Panos, toalhas, tapetes ou quadros bordados são sempre uma boa ideia. A simplicidade destes elementos torna-os na escolha perfeita para criar algum conforto e aconchego em dada divisão. Além disso, pode apostar numa variedade de elementos. Com os bordados, pode criar toalhas novas para a sua mesa de jantar ou tapetes originais para decorar o piso de sua casa. As opções são infinitas. Certifique-se de que escolhe tonalidades que entrem em harmonia com os restantes elementos decorativos.

Estas ideias de DIY e de decoração de interiores são perfeitas para quem quer poupar dinheiro ou para quem deseja simplesmente aventurar-se e criar algo inovador para passar o tempo. A melhor parte é que estas tarefas podem ser muito divertidas de executar, por isso pode convidar alguns amigos ou familiares para participarem e, juntos, passarem um bom bocado a investir na criatividade. Esperamos que tenha conseguido obter alguma inspiração depois de ler este artigo. 

 

Artigo por: Catarina Fonseca