Decoração de Casa Moderna: 10 dicas para modernizar a sua decoração

Decoração de Casa Moderna: 10 dicas para modernizar a sua decoração - Blog da Loja das Almofadas

Está farto dos seus móveis antiquados e de uma decoração desatualizada? A verdade é que acabamos muitas vezes por não refrescar o ambiente de nossa casa com novos elementos decorativos porque caímos na rotina e as mudanças deixam de parecer necessárias ou apelativas. No entanto, à medida que o tempo passa, os móveis desgastam-se e as tendências da estação passam sem que nos apercebamos, até que chega um dia em que olhamos ao nosso redor e percebemos que a nossa casa precisa de uma remodelação!

Se quiser dar um toque mais moderno à sua casa, este é o artigo certo para si.

Decoração de casa moderna: o que deve incorporar

Adicione toques de cor

Dependendo da divisão em causa e do tipo de decoração já presente, opte por alterar a cor das suas paredes ou dos próprios elementos decorativos. Por exemplo, pode pintar uma das paredes da sala com um verde escuro e comprar almofadas e tapetes da mesma cor. 

Ao alterar algo tão significativo como a cor de uma parede, principalmente de uma área grande, estará certamente a mudar toda a atmosfera do espaço. Além disso, a verdade é que contrastes entre diferentes tons é também uma tendência que veio para ficar e que ajuda a atribuir um toque mais moderno à sua casa. Assim, com um simples toque de cor, refresca o seu espaço e volta a apaixonar-se pela sua decoração.

Aposte nas plantas abertas

Uma tendência de decoração que está a dar que falar nos últimos tempos são as plantas abertas, ou seja, a remoção de paredes entre espaços, como a sala e cozinha, para atribuir à sua casa mais espaço e uma maior possibilidade de convívio entre os membros da família em todas as horas. 

Por exemplo, com as plantas abertas, pode estar a cozinhar na sua cozinha e ao mesmo tempo a participar nas conversas familiares que ocorrem na sala de estar. Trata-se de um tudo em um muito útil e, definitivamente, uma tendência arquitetónica muito moderna.

Troque os seus móveis 

Certamente possui móveis com uma tinta já gasta ou repletos de humidade, por exemplo. Como pode imaginar, este não é o cenário perfeito para quem quer manter uma decoração moderna para a sua casa. Como tal, pode pensar em inovar e comprar móveis mais modernos que se adequem à decoração do seu espaço. Por exemplo, os sofás são a alma de uma sala de estar, sendo o elemento que mais cativa a atenção das pessoas. Como tal, opte por um sofá moderno, com tons e formas atuais para dar vida ao seu espaço.

O mesmo se recomenda para os restantes móveis. Descarte os armários gigantes que ocupam demasiado espaço e possuem prateleiras a fio que não servem para nada. Opte por peças minimalistas que combinem com a restante decoração. Pode retirar alguma inspiração a partir de revistas de decoração ou visitando lojas físicas que dispõem de simulações de espaços.

Atualize a sua cozinha

A cozinha é normalmente um dos locais mais usados da casa, e tendo em conta toda a ação que acontece neste espaço, é normal que os seus móveis acabem por ficar gastos mais facilmente. Ferrugem e humidade são coisas que não queremos ver em nossa casa, mas que pode frequentemente encontrar na sua cozinha, e como tal, tem de ter cuidado para não ver os seus móveis danificados.

Para modernizar a sua cozinha, recomendamos a inclusão de uma ilha central, que além de muito atual, atribui uma atmosfera completamente diferente ao espaço, pois além de funcional, é realmente um atributo bonito e sofisticado que vê implementado. Além disso, pode ainda renovar os seus armários e comprar novos aparelhos se os seus já não se encontrarem esteticamente apelativos.

Divida os seus móveis

Com “dividir”, não queremos dizer que deve partir a sua mesa ao meio. Por exemplo, quando compra uma mesa de jantar, costuma, certamente, comprar as cadeiras correspondentes, respeitando as mesmas formas e tons que a mesa em questão. A divisão dos móveis implica fazer precisamente o contrário: escolher elementos diferentes entre si. 

Ao escolher uma mesa de jantar castanha, pode optar por comprar cadeiras com formas e tonalidades distintas. Esta tendência é recente e não agrada a todas as pessoas, até porque para muitos é essencial manter uma decoração uniforme e prática onde arriscar não faz muito sentido. No entanto, se quiser experimentar algo novo, porque não dividir então os seus móveis? Escolha cadeiras de diferentes formas e feitios e verá que o seu espaço terá muito mais personalidade e criatividade.

Aplique o minimalismo 

Uma decoração moderna para casas nos dias de hoje inclui um toque de minimalismo, onde a simplicidade prevalece. Portanto, se quiser aderir a este novo estilo de decoração, tem de se livrar dos excessos. Paredes repletas de quadros, prateleiras cheias de livros, sofás com excesso de almofadas e mantas... este é um cenário que terá de desaparecer. No minimalismo, tem de optar por uma atmosfera mais clean, simplificada e arejada. 

Assim, remova os elementos em excesso do seu espaço. Nem tudo precisa de ser útil, sendo que pode deixar elementos meramente decorativos, no entanto, tente reduzir na quantidade de peças que acumula na sua casa. O minimalismo é uma tendência que veio para ficar, e além de deixar o seu espaço mais arrumado e organizado, verá que também a atmosfera ficará mais descontraída e simples.

Deixe a luz entrar

A decoração moderna para casa inclui atualmente deixar a luz passar iluminando da melhor forma determinados espaços. Como tal, deixe de lado as cortinas pesadas e demasiado grossas e opte por tecidos mais finos e de tonalidades mais claras para deixar o sol radiar mais eficazmente para dentro do seu espaço. 

Tente deixar o ambiente de cada divisão mais descontraído e “fresco” ao deixar a luz entrar e ao apostar em candeeiros com luzes menos intensas. Se puder, pode ser interessante trocar as suas portas de madeira e apostar em portas de vidro capazes de transparecer a luz por toda a casa.

Use portas deslizantes

Uma tendência muito atual são as portas deslizantes para conectar espaços. Além de bonitas e úteis, atribuem um caráter criativo ao seu espaço, por se destacarem das restantes. Mais uma vez, se estiver à procura de elementos diferenciadores, apostar em portas deslizantes pode ser uma solução agradável.

Escolha peças ousadas

Mais uma vez, como forma de quebrar a rotina e optar por algo diferenciador, certifique-se de que escolhe peças e elementos decorativos ousados, ou seja, que chamam a atenção e que são capazes de atribuir vida a dada divisão. Por exemplo, pode escolher uma estátua decorativa para a sua sala de estar, um elemento grande e diferenciador para a sua parede, como quadros de cores vibrantes, ou um tapete pouco convencional com formas e cores arrojadas.

Aposte em tons escuros nas casas de banho

A decoração moderna para casas inclui atualmente tons mais escuros em divisões como a casa de banho. É cada vez mais comum ver paredes e móveis pretos ou cinza escuro contrastados com brancos ou beges, por exemplo. Não tenha medo de arriscar! Os tons escuros vieram definitivamente para ficar e atribuem muito caráter a dado espaço.

Esperamos que tenha tirado alguma inspiração a partir destas 10 dicas que acabámos de partilhar!

 

Artigo por: Catarina Fonseca

 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos