10 ideias para interiores de casas modernas: inspire-se!

 

Deseja atribuir um ar mais moderno à sua decoração de interiores? Então este é o artigo para si. Sabemos que facilmente nos cansamos da decoração das nossas casas, principalmente se passarmos muito tempo no interior das mesmas. Como tal, decidimos partilhar algumas ideias para refrescar as suas divisões com elementos mais modernos. Por vezes, pequenas mudanças são as que proporcionam as maiores e mais importantes diferenças. Boa leitura!

10 ideias de inspiração para casas modernas

Invista em prateleiras

Além de servirem como ótimos compartimentos para fins de arrumação e de decoração, as prateleiras são também uma boa opção para quem procura uma decoração mais moderna. Isto porque, ao investir em prateleiras, deixa de precisar de tantos móveis, o que permite criar um ambiente minimalista, mais recente e moderno! É claro que pode sempre continuar a recorrer a uma mobília bonita e adequada para cada espaço, mas pode tentar encontrar um equilíbrio entre esses elementos e as prateleiras.

Usar um sofá para separar diferentes áreas da divisão

Há quem já adote esta dica e use o sofá para separar a sala de jantar da sala de estar, mas neste caso, referimo-nos a outra situação. Uma ideia moderna a implementar é a compra de um sofá de duas faces para criar uma separação entre diferentes zonas. 

Portanto, uma parte do sofá pode estar virada para a televisão e mesa de apoio, enquanto a outra parte pode direcionar-se para uma estante de livros ou para uma janela a partir da qual pode usufruir da paisagem natural. Assim, estabelece uma separação entre duas zonas que servem propósitos distintos.

Não se esqueça de decorar o teto

O teto é das zonas mais mal aproveitadas das nossas casas. Normalmente, usamo-lo para colocar um candeeiro e nada mais. Se procura criar um ambiente moderno, é importante criar algo que seja fora do comum, ou seja, a decoração do teto pode ser o primeiro passo na direção correta. 

Pode começar por colocar focos de luz, que atribuem sempre um ar mais “clean” e minimalista, ou pode ir mais longe e apostar nas vigas de madeira, que permitem criar um ambiente mais aconchegante e rústico. No entanto, certifique-se de que estes elementos decorativos entram em harmonia com os restantes. Se quiser uma inspiração inovadora para aplicar a casas modernas, a decoração do teto deve ser definitivamente considerada.

Aposte nas plantas

As casas modernas são marcadas por uma outra característica: plantas por todo lado! Não é preciso cair em exageros, mas a verdade é que as plantas podem trazer uma frescura completamente diferente a qualquer divisão. Pode apostar em vasos de todos os tamanhos e feitios – desde ovais a quadrados – mas pode ainda inovar um pouco e criar o seu próprio jardim vertical. Este é um elemento mais inovador e requintado... perfeito para quem procura inspiração para casas modernas.

Aplique um espelho por toda a parede

Os espelhos são uma ótima forma de atribuir mais dimensão a um espaço. Uma tendência que parece ter vindo para ficar consiste em usar uma parede inteira como espelho. Além de parecer maior, a sua divisão irá também possuir um ar mais moderno e requintado. Idealmente, não deve colocar mobília desse lado da parede, mas pode adicionar alguns vasos ou um candeeiro nas extremidades, por exemplo.

Adira aos planos abertos 

Os planos abertos, ou “open spaces”, são uma tendência muito associada a uma decoração moderna. Nos últimos anos, cada vez mais casas apostam neste tipo de disposição arquitectónica que parece agradar os amantes de decoração. Com os planos abertos, pode remover as barreiras físicas e criar um ambiente mais próximo e aconchegante na sua casa.

Normalmente, a sala e a cozinha são unidas por este plano, o que permite juntar a família nas horas das refeições por exemplo, enquanto alguém prepara o jantar e o resto das pessoas se encontram a ver televisão. Portanto, além de ser uma ideia visualmente apelativa, é também muito útil.

Aposte em mobília redonda

As linhas retas marcaram durante muitos anos a decoração de casas modernas, mas mais recentemente, as formas circulares têm ganho terreno. Atualmente, os sofás redondos são das peças de mobiliário mais apelativas para os amantes de decoração. Além disso, também as mesas de jantar parecem estar a seguir essa direção.

Pinte as paredes com cores fortes

Os neutros como bege, branco e castanho claro sempre foram associados a ambientes mais modernos e sofisticados. Mas, atualmente, esse conceito parece ter mudado... ou pelo menos sofrido alterações.

É verdade que as tonalidades neutras continuam a ser associadas a divisões mais requintadas e modernas, mas as tendências atuais indicam que também as cores mais fortes podem ser adotadas sem se quebrar o requinte desejado. Cores como amarelo, vermelho ou verde estão agora incluídas na paleta de cores para a maioria das divisões.

Adicione uma coleção de arte à sua sala

Não, não precisa de investir milhares de euros para obter pequenos elementos artísticos. Existem diversos quadros muito bonitos e com cores, padrões e formatos modernos nos quais pode apostar para obter uma decoração mais moderna. A verdade é que os quadros de arte são cada vez mais adotados por quem gosta de dar um toque extra de requinte à sua casa. Em particular, os quadros de arte abstrata e repletos de cor parecem ser os preferidos do público. Com isto em mente, porque não apostar num quadro destes e atribuir alguma vida à sua casa?

Inove com uma cozinha marcada pelo preto

Outra tendência que parece ter chegado para marcar presença durante muito tempo é a aplicação do preto nas cozinhas. Aliás, atualmente, a presença desta tonalidade nas cozinhas está associada a um ambiente sofisticado, portanto, se procura ainda mais inspiração para casas modernas, esta pode ser uma ideia muito boa a implementar.

Quando sugerimos aplicar o preto na cozinha, não nos referimos apenas a fazê-lo nos pequenos utensílios, mas também, e principalmente, na mobília propriamente dita. Para aprofundar ainda mais o ambiente moderno, opte por uma mesa de vidro e por uma ilha no centro da divisão. Esta combinação irá, sem dúvida, proporcionar o requinte e inovação que procura.

As tendências mudam a cada ano, mas há umas que prevalecem em detrimento de outras. Esperamos que este artigo tenha sido útil e que tenha obtido alguma inspiração para decorar uma casa moderna.

 

Artigo por: Catarina Fonseca